18,78 ° C

Município de Itajaí oferece grupos de combate ao tabagismo

Nesta quinta-feira (9), 38 pessoas iniciaram as sessões contra o fumo
Data de inclusão: 09/08/2018 17:39

Iniciou nesta quinta-feira (9) mais um grupo de combate ao tabagismo no município com a participação de 38 pessoas. Além dessas sessões, mais três grupos estão em andamento nas Unidades de Saúde Nossa Senhora das Graças e Cidade Nova I. Nos grupos, os fumantes encontram apoio para deixar o vício, recebem dicas e orientações de profissionais de saúde e ainda podem compartilhar suas experiências. As ações são promovidas pelo Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí.

> Leia mais notícias sobre Saúde

Além do Programa de Tabagismo, que fica na Unidade de Assistência Médica Especializada do Centro Integrado de Saúde (CIS), as pessoas que querem deixar de fumar podem buscar ajuda em 10 unidades básicas de saúde, que realizam grupos de apoio: Cidade Nova I, Espinheiros, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Nossa Senhora das Graças, Portal II, Rio Bonito e Votorantim.

Os fumantes participam de, no mínimo, seis sessões nos grupos de apoio. Normalmente, na terceira sessão, todos começam a parar de fumar. O Programa de Tabagismo do município também fornece gratuitamente para os participantes medicamentos que ajudam a reduzir a vontade de fumar.

“Quem está tentando parar de fumar sozinho e não conseguiu, não deve desanimar. Procure uma unidade de saúde ou o Programa de Tabagismo para receber ajuda de um profissional de saúde”, reforça a responsável pelo Programa de Tabagismo de Itajaí, Katheryne Santos.

Tabagismo mata

O tabagismo causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas. Não faz diferença como o tabaco é consumido: cigarros, charutos, cachimbos e narguilés fazem mal à saúde.

O tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 900 mil são não-fumantes que morrem por respirar o fumo passivo.

Quem fuma tem dez vezes mais chance de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais possibilidade de sofrer um infarto, ter bronquite crônica e enfisema pulmonar. Além dessas doenças, o tabagismo dobra a probabilidade de ter um derrame cerebral.

Vantagens de parar de fumar

Parar de fumar melhora na capacidade de sentir cheiros e sabores, melhora a respiração, garante maior disposição para caminhar e realizar outras tarefas, reduz problemas digestivos, tosse e resfriados, elimina a cor amarela dos dentes e dedos, acaba com o mau hálito e deixa a pele mais saudável. Com o passar do tempo, a probabilidade de doenças do coração cai pela metade nas pessoas que param de fumar e o risco de câncer no pulmão reduz em até 50%.

Informe-se

Quem deseja parar de fumar pode buscar orientações junto ao Programa de Tabagismo, na Unidade de Assistência Médica Especializada do CIS, com a enfermeira Katheryne ou ainda pelo telefone (47) 3247-9744, das 7h às 13h. Os fumantes ainda podem entrar em contato com as unidades de saúde que desenvolvem grupos de apoio.

Município de Itajaí oferece grupos de combate ao tabagismo
Rua Alberto Werner, 100