Arroz de bacalhau com ovo vence primeira etapa do Concurso Gastronômico da Marejada

Três jurados escolheram a combinação de sabores como o destaque da maior festa do pescado do Brasil.

A valorização da gastronomia peixeira ganhou destaque no Concurso Gastronômico da 33ª Marejada. O arroz de bacalhau à brasileira com ovo frito, do restaurante Splash, foi escolhido por jurados renomados como o melhor prato da festa. A primeira etapa da competição ocorreu na noite desta quinta-feira (10) com nove pratos na disputa. O concurso segue até o final da Marejada 2019 com votação pelo site marejada.itajai.sc.gov.br.

O espaguete com frutos do mar, do restaurante Sako Xeio, e a porção de mini pastéis de bacalhau e camarão, do Jet Food, completaram o pódio. Os três receberam os selos “Escolha do Chefe” que foram fixados em cada restaurante. Os pratos foram degustados pelos jurados Ramon Serpa, Vanessa Vagnotti, Ricardo Stodieck e Luciana Wendhausen Krause Bernardes (conheça mais sobre cada um).

A chef Rita de Tomas, criadora do prato vencedor, diz que o bacalhau com ovo é uma tradição da família. “Eu faço esse prato em casa há mais de 30 anos e sempre fiz combinações para chegar ao que é hoje. Consegui criar uma refeição que mistura o popular com o sofisticado e fico orgulhosa com esse reconhecimento”. O arroz de bacalhau só é comercializado na Marejada e para experimentar tem que passar pela festa.

Segredos da chefe
O bacalhau é dessalgado e desfiado, o ovo é frito na manteiga e fica com gema mole, o arroz é cozido separadamente e um molho branco à base de nata acompanha a criação de Rita. A combinação é finalizada com a cebola caramelizada.

“Não foi simples escolher entre tantas delícias, mas o evento está de parabéns por valorizar a gastronomia”, pontua Ricardo Stodieck, que escolheu o arroz da chef Rita como o melhor. Ramon Serpa e Vanessa Vagnotti fizeram a mesma escolha pelo mix de sabores. “Não podia imaginar uma combinação tão gostosa, isso me ganhou demais”, disse Ramon, enquanto Vanessa afirmou que “O mar de Santa Catarina está bem representado no evento, mas nesse arroz inovador está ainda mais com tanta qualidade. Quem vier para a Marejada não pode deixar de experimentar”.

Luciana Wendhausen Krause Bernardes votou no espaguete com frutos do mar, do restaurante Sako Xeio. “Existe uma grande diversidade aqui na Marejada, fico feliz pela representatividade. Esse prato aguçou mais o meu paladar”.

Votação do público
Quem visitar a Marejada 2019 também pode escolher o seu prato favorito. Após experimentar as delícias gastronômicas, basta acessar o site marejada.itajai.sc.gov.br até 20 de outubro (último dia da festa) para votar no seu favorito. O sistema permite apenas um voto por pessoa.

Pratos concorrentes:
– Arroz de bacalhau à brasileira com ovo frito (Splash) – 1º lugar na escolha dos chefes
– Espaguete com frutos do mar (Sako Xeio) – 2º lugar na escolha dos chefes
– Porção de mini pastéis de bacalhau e camarão (Jet Food) – 3º lugar na escolha dos chefes
– Camarão à palito (BJ Eventos)
– Risoto de filé mignon com queijo coalho (Chef Ricardo)
– Filé de sardinha espalmada frita (Farol)
– Mix de Grelhados do Mar (Bokeirão Du Pera)
– Pizza (The Sailor Burger)
– Mix de filé mignon, frango à passarinho e batata canoa (Caprezii)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *