Sustentabilidade

A Marejada é o único evento de grande porte de Santa Catarina a não utilizar material plástico descartável para o público do evento.



AÇÕES



Divulgação do Evento

O evento não imprime nenhum material de divulgação e promoção. A programação do evento é disponibilizada no site da Prefeitura de Itajaí, Facebook e Instagram do evento. Site: www.itajai.sc.gov.br | Facebook e Instagram: marejadaitajai




Copos de Uso Contínuo

A Marejada utiliza copos de uso contínuo durante todos os dias do evento. A medida adotada previne o descarte de mais de 300 mil copos plásticos, reafirmando o compromisso de Itajaí com o meio ambiente, e com o protocolo da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado durante o evento Volvo Ocean Race, em abril de 2018.




Destinação do óleo de cozinha

Nesta edição, em parceria com a empresa Preserve Ambiental, todo o óleo das cozinhas dos restaurantes serão retirados e destinados de forma correta pela empresa parceira. Além disso, o público do evento terá a oportunidade de trazer o seu óleo de casa para destinação adequada.




Plano de Gerenciamento de Resíduos

A Secretaria de Turismo e Eventos, contrata o instrumento que estabelece os princípios básicos da minimização da geração de resíduos, identifica e descreve as ações relativas ao seu manejo adequado. O Plano leva em consideração os aspectos referentes à todas as etapas compreendidas pela geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo, e disposição final devidamente licenciado pelo órgão ambiental, Fundação do Meio Ambiente de Itajaí.




Bicicletário

A Marejada conta com o sistema vallet totalmente gratuito, ciclistas podem deixar as suas bicicletas em total segurança enquanto curtem o evento.




Compostagem

Nessa edição, todos os resíduos orgânicos das cozinhas passarão pelo processo de compostagem. Adubo será distribuído para o horto de Itajaí.