33ª Marejada conscientiza quase mil crianças no 1º Fórum Kids de Sustentabilidade

Programação contemplou sete escolas da Rede Municipal de Ensino

A 33ª Marejada estendeu a conscientização ambiental também às crianças de Itajaí. Com o 1º Fórum Kids de Sustentabilidade, realizado na segunda (14) e quarta-feira (16), cerca de 950 estudantes de sete escolas da Rede Municipal de Ensino aprenderam mais sobre maneiras de preservar o meio ambiente. Toda a programação do evento seguiu a ideia de redução do uso de plástico.

“Nossa geração é poluída pelo plástico, então vejo que as crianças serão as responsáveis pela condução da sustentabilidade. Esse evento pioneiro em Itajaí veio para agregar no pensamento de preservação do meio ambiente como um todo”, reforça Evandro Neiva, secretário municipal de Turismo e Eventos.

Palestra do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), espetáculo teatral do projeto Ebar Eco Barreira e a peça Somos do Mar envolveram os pequenos em temáticas de redução do lixo. Lanches de embalagem sustentável e copos ecológicos também foram entregues. Alunos entre o 2º e 5º ano dos Centros Educacionais Pedro Rizzi e Professor Cacildo Romagnani (Caic) participaram das atividades.

Material gráfico do Semasa

Durante o fórum, foram distribuídos os primeiros exemplares das revistas e jogo de tabuleiro criados pelo Semasa para ações de educação socioambiental. Intitulado A Última Gota do Mundo, o material gráfico conta a história da personagem Gotita e amigos e tem as estações de tratamento de água e esgoto de Itajaí como cenário.

De forma lúdica, a criança aprende a cuidar dos recursos hídricos com atividades de colorir e jogos. As próximas distribuições serão em palestras realizadas nas escolas nos próximos meses.

O 1º Fórum Kids de Sustentabilidade é uma realização do Município de Itajaí, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Eventos, Educação e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). O Supermercado Angeloni apoia o evento.